sábado, 6 de março de 2010

morte em vida

O inverso da sanidade está em um lugar onde as pessoas racionalizam, definem hipóteses, criam conceitos, traçam objetivos, andam com seus autores preferidos a tomar chá, pensam sobre o mundo, mas ficam neuróticas. E ficam neuróticas porque, quanto mais se lançam às próprias dúvidas, mais sentem a necessidade de se ancorar em opiniões alheias e de ver suas palavras referendadas. Referendadas, a propósito, como a verdade que querem tanto negar. Isolam-se umas das outras, porém, tornam-se cada dia mais dependentes das redes que criam.

Assim é que criam um mundo cujas teorias sociais são complexas, mas cujas práticas de competição, intriga e inveja, contraditoriamente ao que buscam, são primitivas - se é que posso usar esse termo. Competição, intriga e inveja geradas pela reação de espanto diante do adverso, do diverso, da recusa, da própria ignorância.

Irracionalismo: irracional ao ponto da doença. A doença do academicismo. O que me faz supor que a academia científica é bastante semelhante a uma academia de ginástica. Os esforços também tornam-se repetitivos. E, diante daquele espelho que nos mostra como o bíceps do cérebro está torneado, passamos a cometer atos infantis, infelizes, cotidianamente irracionais.

Academia (científica ou de ginástica?) é lugar de ritual. O ritual egóico do músculo da razão. O ritual que se rende ao famoso princípio de morte. A morte da opção: se entro no "jogo", morro de angústia e se fico fora dele, morro de ostracismo e, assim, tédio.

Trata-se da (re)invenção de que o sofrimento é absoluto e necessário. O que remete a outra academia ritualística e repetitiva: a Igreja, com I maiúsculo de Instituição e com seu fanatismo, que aposta na redenção do homem após o esforço. Esforço físico, mental, espiritual, para a fragmentação do nada.

Esforço deslocado para a satisfação de nossos desejos mais impulsivos que, ao final de tudo, podem ainda ser compensados com um chocolate ou um copo de Coca-Cola. Doces venenos para aliviar as dores (mentais, espirituais e musculares) mais imediatas.

Ser (ou tentar ser) "esclarecido" é o verdadeiro princípio do inverso da sanidade.