domingo, 12 de dezembro de 2010

celebrar o quê?

Na passagem de era, esquecemos que a datação é gregoriana. Quando queremos celebrar o novo, nos choca a realidade de sempre. O mal-estar está presente. E o que temos a ver com isso?

O que buscamos é valorizar nossos próprios sentidos e experimentações. Vale o prazer. Os sentidos do popular. Nós somos o popular. É o poder de nosso povo que gostaríamos de reiterar. Mas, enfim, quem é esse grupo de seres humanos que passa de mais subjugado a mais valorizado em questão de décadas?

Alguma cartilha do sistema financeiro descobriu o pensamento daquele intelectual que gostamos tanto. E de humanidade cobriu seu contrato. O Banco, que se escreve com inicial maiúscula, fabricou em letras diminutas nossa saga. Antes, porém, apropriou-se do que havia dela, genuinamente. E nossos líderes, nem sempre escolhidos, dos mais aos menos carismáticos, consentiram, em nome de um mundo paradoxal que até pode entrar em ebulição, mas não deve ruir. Custe a reserva que custar.

Onde estará, a essa altura, o que queremos celebrar?

Palavras, mitos, canções e protestos: tudo está guardado, reprimido, transformado em pseudo-atividade libertária. Mas já foi surrupiado. E para que possamos seguir valorizados, protagonizamos, em narrativa contrária e agônica, nosso próprio assassinato.

Como se não bastasse, acordamos do sonho inquieto cultivando dizeres. Nomeações perfeitas desse ou daquele conceituador. Em um efeito similar ao jogo de dominó, definimos uns pelos outros os limites de nossa liberdade, nossa impotência, nossa negação.

E não se pode falar em "massa", não, foi proibido! Ora, mas como é que se cogita qualquer natureza de "atomização", quando todos nós nos sentimos tão críticos?

movimento involuntário

dizer de uma forma amontoada, sem motivos

entulhar palavras em traçados

tão curtos, estritos

alinhamento impossível!

breves rascunhos

letras jogadas, uma a uma,

sem preocupar com rima

ou métrica

emparelhar, apenas

depois apagar

quiçá rasgar o papel

a tudo desaguado

assim, resolvido.