sexta-feira, 6 de agosto de 2010

mais uma nota sobre o avanço

Tecnofilia, doença infantil

por Bob Black


"Se o patriotismo é, como disse Samuel Johnson, o último refugio de um canalha, o cientificismo é desde já o primeiro. É a unica ideologia que, agora em versão cibertola, projeta a aparência e a sensação de futuridade enquanto conserva atitudes e valores essenciais para manter as coisas exatamente como estão. Continue zapeando!

A afirmação abstrata de "mudança" é conservadora, não progressista. Ela privilegia toda mudança, aparente ou real, de estilo ou substância, reacionário ou revolucionário. Quanto mais as coisas mudam - em especial as que mudam - , mais elas continuam iguais. Mais rápido, mais rápido, Speed Race! ( mas continue andando em círculos).

Pela mesma razão, privilegiar o progresso também é algo conservador. O progresso é a noção de que a mudança tende ao aprimoramento e de que o aprimoramento tende a ser irreversível. Contratempos locais acontecem quando a mudança é interrompida ou desviada ("o éter", "flogisto"), mas a tendência secular é avante (e secular). Nada dá muito errado por muito tempo, então nunca ha um motivo importante para não continuar fazendo o que se está fazendo. Vai dar tudo certo.

Como um jurista já disse em outro (porém assombrosamente similar) contexto, as rodas da justiça giram devagar, mas moem direitinho."



Texto retirado de República de Fiume